Descrição
O boldo é uma planta medicinal que contém substâncias ativas, como boldina ou o ácido rosmarínico, e que pode ser , o uso do boldo deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.
1. Estimular o funcionamento do fígado
A boldina, um alcalóide presente especialmente no boldo do Chile, e a forscolina presente no boldo brasileiro, estimulam a produção da bile pela vesícula biliar, ajudando o fígado a trabalhar melhor. Estas espécies de boldo, são muito útil em casos de problemas do fígado que causam sintomas de dor de cabeça, suor frio e mal estar.
2. Auxiliar no tratamento de problemas da vesícula
O boldo estimula a produção e liberação de bile pela vesícula biliar e, por isso, pode auxiliar no tratamento de problemas da vesícula biliar. Além disso, o boldo ajuda a normalizar o funcionamento da vesícula biliar.
3. Melhorar a digestão
O boldo ajuda a melhorar a digestão principalmente quando tomado na forma de chá antes das refeições. Além disso, a boldina melhora a ação da bile que é liberada no intestino, auxiliando na digestão de gorduras e por isso alivia a má digestão.
4. Auxiliar no tratamento da gastrite
Os alcalóides presentes no boldo ajudam a controlar os ácidos do estômago podendo ser muito útil para auxiliar no tratamento da gastrite. Além disso, as propriedades adstringentes do boldo reduzem a acidez do estômago e, assim, auxilia no tratamento da azia.
5. Aliviar os sintomas da intolerância alimentar
O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.
6. Melhorar o funcionamento do intestino
Os alcalóides presentes no boldo agem como relaxante intestinal regulando o funcionamento do intestino, o que pode ser útil para tratar a prisão de ventre. Além disso, o boldo reduz a produção de gases intestinais dando a sensação de barriga lisa e auxilia o tratamento de vermes e infecções intestinais.
7. Eliminar fungos e bactérias
O boldo pode auxiliar a eliminar bactérias como:
- Streptococcus pyogenes que causa infecção de garganta ou erisipela, por exemplo;
- Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas.
Além disso, o óleo essencial do boldo do Chile tem atividade antifúngica principalmente para o fungo Candida sp que pode causar micose de pele. No entanto, o boldo não deve substituir nenhum antibiótico e só deve ser usado com conhecimento médico.
8. Ter ação antioxidante
O boldo possui compostos fenólicos na sua composição como polifenóis e alcalóides, principalmente a boldina no boldo do Chile, o ácido rosmarínico e a forscalina presentes no boldo brasileiro, que possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células. Assim, o boldo ajuda a prevenir e combater doenças associadas ao stress oxidativo causado pelos radicais livres como a aterosclerose.
9. Melhorar a ressaca
O boldo ajuda a depurar o acetaldeído que é uma substância produzida pelo fígado após o consumo de álcool e é o principal responsável pelos sintomas de ressaca como boca seca, dor de cabeça e mal estar geral. Além disso, a boldina age como protetor do fígado, ajudando a restabelecer esse órgão.
10. Ter efeito calmante
O boldo é uma planta aromática, com cheiro parecido ao da hortelã, tendo efeito calmante e relaxante quando usado na forma de chá ou banho de imersão.
Avaliações
Não há avaliações ainda.