Descrição
1. Ajudar na perda de peso
Devido às suas propriedades diurética e estimulante do metabolismo, principalmente devido à presença de cafeína, o uso deste fruto pode ser indicado para auxiliar na perda de peso, isso porque diminui o líquido que pode estar acumulado em excesso além de promover a diminuição do acúmulo de gordura no organismo.
Além disso, a porangaba também parece inibir o apetite e, por isso, pode também ajudar na perda de peso de pessoas que têm dificuldade para controlar a fome.
2. Prevenir doenças cardíacas
A porangaba é capaz de promover melhora na circulação sanguínea, além de diminuir o depósito de gordura nas artérias e ajudar no controle dos níveis de colesterol. Além disso, como possui alantoína em sua composição, também é considerado antioxidante, o que também ajuda na prevenção de alterações cardíacas.
3. Tratar a herpes
Alguns estudos demonstraram que a porangaba possui atividade antiviral contra o vírus da herpes do tipo 1, inibindo a infecção e a sua ativação. No entanto esses estudos foram realizados em ratos e, por isso, são necessários mais estudos em pessoas para que possa ser comprovado esse efeito.
4. Combater a celulite
Por estimular a circulação sanguínea, a porangaba e evita a retenção de líquidos e tem efeito antioxidante, ajudando a atenuar a celulite.
5. Acelerar o metabolismo
Devido à sua composição rica em cafeína, a porangaba pode atuar como termogênico, garantindo energia para o corpo e acelerando o metabolismo.
Como fazer o chá de porangaba
Para isso, deve-se acrescentar 1 colher de sopa de folhas secas de porangaba à 200 mL de água fervente e deixar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, deve-se coar e beber quando estiver morno.
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
O uso da porangaba é contraindicado para gestantes, pessoas que possuam problemas cardíacos ou renais e insônia.
Avaliações
Não há avaliações ainda.