Descrição
A casca do caule e as folhas possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, hemostáticas, antissépticas, antibacterianas, antifúngicas e adstringentes. A atividade farmacológica da planta se deve sobretudo ao seu alto teor de taninos, mas o barbatimão também apresenta outros compostos benéficos à saúde, como alcaloides e flavonoides.
Com vários estudos que comprovam sua eficácia terapêutica, o barbatimão foi incluído na lista da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS e recomendada também no formulário de fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira como cicatrizante na forma farmacêutica de creme. Por suas propriedades, é um ingrediente comum em cosméticos e fitoterápicos naturais. O chá de barbatimão pode servir como um tratamento auxiliar natural para diversos problemas de saúde.
Os taninos presentes na planta provocam a contração dos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo de sangue e, consequentemente, evitando hemorragias.
Como fazer chá de barbatimão
O chá é geralmente feito com a casca de barbatimão, onde se concentram os maiores benefícios da planta.
Mergulhe 20 gramas de cascas ou folhas de barbatimão em um litro de água fervente filtrada. Deixe o preparo no fogo durante 10 minutos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.