Descrição
Para tratar dores em geral
A Embrapa possui pesquisas sobre a macassar e a descreve como “uma planta medicinal popularmente conhecida como Catinga-de-mulata utilizada pela população para dores em gerais”.
Atividade antimicrobiana
O artigo aponta também a substância ativa “massoia lactona”, responsável pelo forte aroma que a macassar exala, sendo um importante composto para a indústria, como flavorizantes e para a economia, no controle de pragas e para a medicina, como antibióticos.
Anticonvulsivante
Ainda, restou identificada ação anticonvulsivante contra epilepsia e atividade depressora do sistema nervoso central a partir da substância linalol, como princípio ativo do óleo essencial.
Dor de ouvido
Segundo a Revista Brasileira de Plantas Medicinais, a macassar possui indicação terapêutica, e suas folhas podem ser maceradas e usadas para dor de ouvido.
Combate a enxaqueca
Outro benefício popularmente apontado é auxiliar no combate à enxaqueca, problemas cardíacos e de labirintite, na forma de chá.
Banho de cheiro
A planta também é utilizada em banho de cheiro, perfume caseiro, repelente de insetos e calmante da pele, em caso de picadas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.